top of page

ministério de CAPELANIA

logo capelania .png

O QUE É CAPELANIA: Capelania é a expressão do amor de Deus. Está baseada na misericórdia, compaixão, bondade e longanimidade (Fp 1:8; 2:1; Cl 3:11-12). Capelania é o ato de dar assistência de caráter espiritual aos necessitados ou para aqueles que desejam ajuda.

HISTÓRIA DA CAPELANIA: A palavra “Capelania”, vem de “cappella”. Na língua latina esse termo surgiu por volta do 7º século depois de Cristo. Foi designado um oratório (capela) onde seria guardada a capa de São Martinho para ser venerada, isso porque no inverno de 338 Martinho teria partido seu manto (capa) e dado a um homem que morava na rua. Esse manto foi preservado e guardado em um oratório, que passou a ser chamado de Capela.

MISSÃO: Colaborar com a formação integral do ser humano. Responsável pela transmissão dos cuidados pastorais de pessoas que se encontram em crises. Esse serviço é uma das ferramentas que utiliza-se para ministrar o Evangelho de Cristo. Previsto e também garantido pela Constituição Federal de 1988, e está sob a Lei 6.923 Artigo 5º Inciso VII.

 

PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CAPELANIA: O evangelho de Lucas apresenta a parábola do bom samaritano (10:30-37), a qual exemplifica muito bem os princípios do trabalho de capelania. Vemos ali um homem que descia de Jerusalém para Jericó quando foi assaltado, espancado, ferido e abandonado no caminho por salteadores, que representam Satanás, o inimigo de Deus e do homem, que veio apenas para matar, roubar e destruir (Jo 10:10). Alguns religiosos passaram, viram aquela cena e foram embora, como se nada tivesse acontecido. Um samaritano, representando o Senhor Jesus, foi o único a se compadecer e ajudar aquele homem, dando uma completa assistência ao semimorto. Ele cuidou dos seus ferimentos, e ainda o levou para uma hospedaria, que simboliza a igreja. Hoje há muitas pessoas feridas na alma, sangrando emocional e psicologicamente nos hospitais, prisões, empresas, escolas, asilos e etc.

 

MINISTÉRIO: O Ministério da Capelania está interligado com o lado espiritual de cada ser humano. Cada dia que se passa, a Ciência se inclina perante a importância da espiritualidade na vida de cada ser humano. Estudos científicos concordam que, o interesse pela “espiritualidade” no campo da saúde nunca esteve tão presente como nos dias de hoje. As crenças e as práticas espirituais religiosas demonstraram que, há uma notória melhora nas mais diversas situações, quando as pessoas estão conectadas com a sua espiritualidade.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO: Hospitalar (adulto e infantil), Prisional, Militar, Escolar, Social, Familiar, Esportiva, Empresarial, Fúnebre, Universitária entre outros.

bottom of page